terça-feira, 28 de junho de 2011

Carlos Queiroz - "E o Burro sou eu?"

Lisboa1991: Portugal volta ao Mundial Sub-20 devido às suas "medidas desagradáveis", afirma Queiroz

Carlos Queiroz afirma que Portugal volta este ano a participar no Mundial de Sub-20, na Colômbia, devido às "medidas desagradáveis" que implementou na Federação Portuguesa de Futebol (FPF) enquanto foi seleccionador nacional, entre 2008 e 2010.

"Vai à Colômbia, não vai? Já há alguns anos que não disputava o Mundial de Sub-20", disse Carlos Queiroz à agência Lusa, dias antes de se comemorar o 20.º aniversário do segundo título mundial de Sub-20, conquistado em 1991 em Lisboa sob o seu comando, que se cumpre na quinta-feira.

Segundo o técnico, "houve algumas medidas desagradáveis" que foi necessário tomar "pela liderança Carlos Queiroz ao nível da formação e do Departamento de Formação" da FPF.

"E nós voltámos a ter uma equipa no Mundial", frisou, adiantando que, entre essas medidas, se contam "a alteração de treinadores, alteração de alguns conceitos, da forma de abordar a preparação dos jogadores".

Nos últimos cinco Mundiais, Portugal esteve ausente da fase final em 2009 (Egipto), 2005 (Holanda), 2003 (Emirados Árabes Unidos) e 2001 (Argentina), tendo apenas participado na edição de 2007 (Canadá), na qual foi eliminado pelo Chile (1-0) nos oitavos de final.

Desde que conquistou os seus dois títulos, em 1989 (Arábia Saudita) e 1991 (Portugal), disputaram-se nove Mundiais, com cinco ausências, três delas consecutivas, entre 2001 e 2005 e quatro participações.

Além de 2007, a selecção portuguesa foi ainda eliminada pelo Japão nos oitavos de final em 1999 (Nigéria), foi terceira classificada em 1995 (Qatar) e afastada na fase de grupos em 1993 (Austrália).

Queiroz, que terminou o seu primeiro ciclo na FPF em 1994, acrescentou, referindo-se ao seu consulado entre 2008 e 2010, que terminou com um polémico despedimento no fim do verão passado após um alegado incidente com os médicos do controlo antidoping no estágio anterior ao Mundial2010, disputado na África do Sul:

"E era bom, já que ninguém fala nisso, que as pessoas também pudessem recordar que, à parte de algumas tarefas fundamentais que eu tive na selecção "AA", essas (as selecções jovens) também fizeram parte das responsabilidades que me foram dadas pelo senhor presidente da Federação", disse.

Segundo Queiroz, quando o contratou para substituir o brasileiro Luiz Felipe Scolari, Gilberto Madail disse-lhe sentir que "o Departamento de Selecções da Federação bateu no fundo em muitas coisas" e pediu-lhe para olhar "para aquilo tudo", de modo a serem tomadas "algumas medidas" para o colocar "no seu devido lugar".

"E falou-me do vazio que existia ao nível da selecção 'AA', falou-me das dificuldades enormes que existiam ao nível das selecções jovens, que estavam a seguir conceitos programáticos alguns deles desde o tempo em que eu saí da Federação (1994)", adiantou.

O técnico respondeu que era preciso "reflectir" e "estudar", embora tivesse uma certeza: "Não se pode em 2011, com os novos problemas que o futebol tem, aplicar as mesmas soluções de 1991 e 1989, porque há uma coisa básica, que é inteligente e da vida, que é reconhecer que novos problemas exigem novos desafios e novas soluções".

Carlos Queiroz garante que "muitas coisas mudaram" desde então e isso "foi sentido ao nível da formação e dos resultados do futebol juvenil".

In: Jornal "OJOGO"


Um aparte; parece que o nosso amigo "Papa Pastilhas" está metido numa alhada sem precedentes. Até pago para ver quantas TVs e Rádios vão estar em directo a acompanhar este caso e quantas investigações Jornalísticas vão ser feitas. E também quero ver quanto tempo vai demorar para abafarem por completo esta notícia.

5 comentários:

Duarte disse...

Bom, em relação ao Carlos Queiroz, o mais correcto para mim é afirmar-se: "o burro também é ele". Só de pensar que é um "amor" antigo do PC e que de cada vez que ficamos sem treinador ele é um dos nomes de que mais se fala, até me dá medo e arrepios.

Pedro Silva disse...

Duarte, o Carlos Queiroz somente teve a coragem de ficar á frente de uma Selecção quando mais ninguém queria, conseguiu qualificar Portugal para um Mundial com um monte de trapos, deixou uma lista extensa de jogadores seleccionáveis para que Paulo Bento, Rui Jorge e Ilídio Vale possam utilizar á vontade, reformulou o Departamento de Formação e Prospecção da FPF e correu de lá com Caçadores e afins.

Repare que desde que Queiroz chegou á Selecção, Portugal voltou a dar cartas no que aos Sub 17, Sub 18 e Sub 20 diz respeito.

Realmente o Queiroz é burro como uma porta.

E realmente foi burro por ter optado por ser seleccionador de um País de 6 Milhões de invejosos e maldizentes e por ter optado por trabalhar numa FPF onde habita um polvo que já fez das suas em Saltillo e que vem da tal Associação de Futebol de Setúbal onde acontecem coisas "muito estranhas", tipo Bruno Paixão, Lucília Baptista e outros.

Se me disser que o Queiroz tem dificuldades em lidar com uma equipa de crianças onde o Ronaldo é o expoente da mimalhice, eu dou-lhe razão, agora apelida-lo de Burro, é a meu ver roçar o extremo.

Cumprimentos.

Duarte disse...

The Blue One, respeito a opinião de toda a gente, mas não posso concordar minimamente consigo na defesa de Queiroz.

O ex-seleccionador aceitou vir a treinar a selecção num momento como outro qualquer. Chamar "monte de trapos" a jogadores como Nani, C.Ronaldo, Raul Meireles, Bruno Alves, Fábio Coentrão, Pepe, R. Carvalho, Deco, etc, etc parece-me exagerado. Queiroz teve uma boa equipa e falhou.

Aliás, Queiroz, vinte anos volvidos após o último mundial de sub-21 que conquistou, não ganhou absolutamente nada. Ninguém fica tanto tempo sem vencer o que quer que seja tendo um valor tão alto. O Queiroz fez um bom trabalho há vinte e tal anos atrás e ponto final. A partir daí transformou-se num perfeito mito que se foi desfazendo para a maior parte das pessoas.

A própria passagem pelo Real Madrid é também ela reveladora da incompetência do CQ. Queiroz tinha uma equipa fantástica, que tinha acabado de ser campeã nacional e contava, ainda por cima, com um Barcelona em crise profunda. Resultado: nenhum título para amostra, nem a Taça do Rei que perderia na final para o Saragoça.

Claro que o C.Ronaldo é arrogante e amuado. Agora, ninguém pode dizer que não é um excelente jogador. No Manchester foi fantástico e no Real Madrid, pelo menos a nível individual, idem, idem aspas. Alex Ferguson e Mourinho têm sabido lidar com ele e retirar-lhe o devido rendimento. Queiroz não o soube fazer, nem com ele, nem com o resto da equipa.

Posso achar uma sacanisse aquilo que lhe fizeram na FPF, mas daí a considerá-lo sequer um bom treinador vai um passo enorme. Não o é, a frieza dos números comprova-o e, repito, ao fim de tantos anos ele já devia ter ganho alguma coisa que fosse.

Diz-me que Queiroz deixou o trabalho feito a Paulo Bento. Desculpe, mas uma vez mais, não posso concordar. A selecção com Queiroz nunca rendeu, qualificou-se para o Mundial in-extremis, empatamos em casa com a Albania e lá só ganhamos por milagre. A prestação global dele é paupérrima. Eu não sou o fã número um do Paulo Bento - longe disso -, mas que ele tem feito muito melhor do que Queiroz com o mesmíssimo material - que não é tão mau e limitado quanto fazem querer - disso não tenho duvidas. Para além disso, incorporou Varela e recuperou Moutinho, que havia sido esquecido incompreensivelmente pelo Queiroz. Mas principalmente fez algo que Queiroz nunca conseguiu fazer: encontrou um onze tipo. Hoje pode discutir-se um ou outro sector, mas a selecção tem uma equipa estabelecida, com a vantagem de ao mesmo tempo não conter a rigidez de Scolari.

Conclusão: há muitos portistas a apreciar a figura de Queiroz. Para mim não passa de um mito e se um dia vier para o Porto será uma catástrofe, tal e qual como aconteceu com todos os outros sítios por onde passou.

Pedro Silva disse...

Caro Duarte, não querendo mudar a sua opinião porque já percebi que a vai manter suceda o que suceder, permita-me fazer algumas considerações ao que escreveu.

"O ex-seleccionador aceitou vir a treinar a selecção num momento como outro qualquer."

Se fosse um momento como qualquer outro o Scolari não se tinha ido embora. O momento em que Portugal estava depois do EURO na Suíça era delicado, pois era necessário dar força a um projecto de renovação uma vez que tinha terminado um ciclo que foi encabeçado por Figo, Rui Costa, Pauleta e outros.

Ser Seleccionador num momento deste é um acto de extrema coragem tendo em consideração que a matéria-prima é cada vez menor e para a descobrir é preciso ir aos confins das Divisões Secundárias.

Scolari usou e abusou dos Jogadores da "Geração de Ouro" de tal forma que quando nos deixou o seu legado foi um monte de trapos velhos com alguns jovens Jogadores que precisavam de encontrar o seu espaço na Selecção. Queiroz fez isto e apostou em Coentrão, Meireles, Bruno Alves, etc., continuou a apostar na braçadeira de Capitão no Ronaldo (um tremendo erro a meu ver) e promoveu algumas alterações em certos sectores que precisavam de uma renovação urgente como foi o caso da Baliza.

(...)

Pedro Silva disse...

"Queiroz teve uma boa equipa e falhou."

Falhou em que aspecto? Qualificou Portugal num Grupo tremendamente difícil (hoje em dia já não exist5em grupos fáceis na Zona de Qualificação Europeia e esta tal Albânia, que o meu amigo pensa ser fácil, conseguiu encostar a Suécia às cordas em Tirana e quase que ganhou uma partida que terminou empatada a zero... e a Suécia era considerada a Selecção mais forte do Grupo juntamente com Portugal).

Falhou porque perdeu somente com a Selecção Campeã do Mundo? Bolas, mas que falhanço.

"Claro que o C.Ronaldo é arrogante e amuado. Agora, ninguém pode dizer que não é um excelente jogador."

Nunca disse o contrário. Só que no MU ou o tipo jogava ou o Ferguson atirava-lhe com uma chuteira á cabeça para o por no lugar e no Real o mesmo se passa com Mourinho. Na Selecção ele é promovido a Capitão, não defende nem ajuda a Equipa a defender e ainda amua com os assobios que alguns adeptos pouco racionais lhe dirigem. Como tal, um Jogador assim é pouco útil á Selecção.

"Não o é, a frieza dos números comprova-o e, repito, ao fim de tantos anos ele já devia ter ganho alguma coisa que fosse."

Diga-me o que ganhou Humberto Coelho antes e depois de ter estado na Selecção Nacional. E que ganhou António Oliveira antes de ingressar na Selecção. E já agora o que ganhou Paulo Bento e depois falemos sobre a competência de Queiroz como Treinador Principal.

"Diz-me que Queiroz deixou o trabalho feito a Paulo Bento. Desculpe, mas uma vez mais, não posso concordar. A selecção com Queiroz nunca rendeu, qualificou-se para o Mundial in-extremis, empatamos em casa com a Albania e lá só ganhamos por milagre."

E que rendeu a nossa Selecção contra a Noruega em casa? Portugal não ganhou com uma exibição muito fraquinha e por milagre?

E o Apuramento que PB está a fazer não é in extremis? O que nos vale é que Noruegueses e Dinamarqueses resolveram anular-se mutuamente e temos agora a sorte milagrosa de terminar a qualificação em 1º se ganharmos os jogos todos.

Efectivamente é um trabalho notável de Paulo Bento. Chegou e a máquina pegou logo. Será porque hoje em dia são os Jogadores que fazem os Treinadores não os Treinadores que fazem os Jogadores como diz Freitas Lobo? Ou será que o empate a 4 em Guimarães contra o Chipre foi porque o Queiroz estava na Bancada a ver o jogo?

"Para além disso, incorporou Varela e recuperou Moutinho, que havia sido esquecido incompreensivelmente pelo Queiroz."

Primeiro, o Varela ia ser convocado por Queiroz para jogar o Mundial, só que este lesionou-se com gravidade e João Moutinho na altura fez uma època para esquecer no Sporting.

Há que ver as coisas tal como elas eram na altura e não agora que está tudo em alta.

"Mas principalmente fez algo que Queiroz nunca conseguiu fazer: encontrou um onze tipo."

Mas a Selecção de Carlos Queiroz não tinha um onze tipo? Qual é a principal diferença da Selecção de Queiroz e a de Paulo Bento?

São apenas duas: Moutinho e a “porcaria” do Carlos Martins. O resto é praticamente o mesmo onze que Carlos Queiroz utilizou durante a Fase de Qualificação e Mundial.

"Conclusão: há muitos portistas a apreciar a figura de Queiroz. Para mim não passa de um mito e se um dia vier para o Porto será uma catástrofe, tal e qual como aconteceu com todos os outros sítios por onde passou."

Pode tirar as conclusões que muito bem entender, mas uma coisa é certa, no que diz respeito á organização, procura de Jogadores e promoção do Futebol de Formação não existe ninguém melhor do que Carlos Queiroz. O serviço ficou todo feito e agora basta ao PB e restante pessoal aproveitar-se disto.

Eu até pagava para ver se Paulo Bento ia fazer melhor do que Queiroz há uns anitos atrás quando o Brasileiro nos deixou uma Selecção envelhecida, sem rumo e completamente desfeita no que á formação diz respeito.

Cumprimentos e obrigado pela saudável conversa.