quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Afinal para que serve uma SAD - Parte II

O presidente da LIGA Mário Figueiredo, quer ficar com os Direitos Televisivos debaixo da sua alçada. Foi uma das promessas com que arregimentou os clubes mais necessitados, prometendo-lhes, em troca, um substancial aumento de cachet pela transmissão dos jogos. Primeira contradição: os clubes são o garante da continuidade do futebol em Portugal, os verdadeiros titulares dos Direitos. Sem eles não haverá jogos. Como puderam entregar de mão beijada esse direito a uma Liga que nem sequer consegue arranjar um patrocinador para a ex-Liga Orangina? Segunda contradição: os operadores televisivos, interessados naquilo que eles chamam “o negócio do futebol”, nem sequer ofereceram “um tusto” para transmitir os jogos em aberto. Como vão poder pagar mais pelas transmissões? Terceira contradição: os clientes dos canais por assinatura quer concordem quer não, vão ter que pagar mais para os ver.
Recuando no tempo, por essa Europa fora, não foi fácil o reconhecimento da centralização em alguns países. Por exemplo na Alemanha, a Comissão Europeia, numa primeira análise, considerou que a concentração de jogos na tutela da LIGA era susceptível de provocar restrições ao nível da concorrência. Os clubes são sociedades comerciais, desenvolvem a sua actividade segundo regras comunitárias, pelo que não se compreende esta fixação de centralizar a propriedade dos Direitos numa só entidade.
 
Na Holanda o supremo Tribunal de Amesterdão chegou a afirmar que a titularidade dos Direitos Televisivos pertence ao clube que joga em casa, aliás como o próprio Regulamento da Liga o reconhece. Constitui mesmo uma negação do tratado da CE, (Artigo 81º e seguintes) no que se refere à livre negociação de bens e serviços, e o direito à concorrência, vir agora impedir que cada qual, melhor possa gerir os seus interesses. Se a LIGA entende que a actividade de Joaquim Oliveira nos últimos anos, “é um monopólio”, como poderíamos, depois, classificar uma situação idêntica, na entidade que gere o futebol profissional? Cartelização?
A Liga pretende que cada Sociedade (SAD) não possa negociar de per si, proveitos significativos como são os Direitos Televisivos, e os deixe ao livre arbítrio de uma espécie de “entidade reguladora” que não oferece um mínimo de garantia, seja pela simples intervenção numa área de negócios para a qual não está vocacionada, como também, ficará colocada debaixo de suspeição por poder privilegiar alguns clubes em detrimento de outros. Como qualquer SAD está falida, incluindo a nossa, parece estar a preparar-se uma espécie de "solução" para as devedoras senão qualquer dia desaparecem todas.
 
Reparem no Orçamento apresentado há dias pela FC Porto/SAD. Os Proveitos estimados (sem transferências de jogadores), ou seja, contando apenas com as Quotas/Bilheteira, as receitas UEFA, a Publicidade e os Direitos Televisivos, mal chegam para pagar os ordenados dos atletas! Resta arranjar dinheiro para as Amortizações, Imparidades, Juros, e Fornecimentos e Serviços Externos. Os meus amigos já estarão a gritar: “e os passes, as vendas?”. Pois sim mas agora grito eu: “e as compras, as compras?” Basta olharmos para as vendas apressadas deste defeso para perceber que não é por aí que a nossa SAD dá lucro. Mesmo assim, foi feito algum esforço mas nada que resolva um problema que vem “de trás”. O Resultado Líquido estimado pouco abaterá ao Passivo que, paulatinamente, ano após ano tem subido como um balão. E as vendas, nesta Europa em bancarrota, como proveitos extraordinários que são, assemelham-se aos comboios em Espanha, “llegan cuando llegan”. É também por isso que a “instituição” anda tão preocupada com os Direitos Televisivos. Se Oliveira for ao charco quem lhe dará depois os 40 milhões?
 
Miguel Relvas ainda há dias veio reafirmar que os jogos em aberto não têm cabimento na RTP. Vão ficar apenas com a transmissão dos jogos da Selecção Nacional e pouco mais. Entre 2004 e 2009, os encontros em sinal aberto custaram à estação pública mais de 100 milhões de euros. Não se vislumbra quem possa ser o herói que pague pelo menos o dobro daquilo que a SportTv oferece, como pretende o clube da treta, e a LIGA promete.
 
Eu até concordaria com a centralização dos Direitos na LIGA (afinal é uma estrutura de topo dos clubes) se a mesma, se comprometesse a comprar os jogos por um valor substancialmente superior ao oferecido pela Olivedesportos. O pior é que declarações recentes de vários clubes, indicam que aquela entidade nem sequer está a cumprir, com os prémios da Taça da Liga.
 
E você? Comprava um carro usado a este homem?
Até à próxima

1 comentário:

JOSE LIMA disse...

Complemento da crónica
O senhor Mário Figueiredo, veio, em carta dirigida ontem aos Clubes, dizer que a culpa no atraso dos pagamentos à Taça da Liga "era da Olivedesportos".
Joaquim Oliveira já lhe deu a merecida resposta em http://www.dn.pt/desporto/interior.aspx?content_id=2889486&page=-1
Cumprimentos