quinta-feira, 13 de junho de 2013

O Associado hoje em dia

Ponto prévio: sabendo eu de antemão como se costumam comportar certos sectores da Nação Azul e Branca às opiniões de cada um eis que tomo desde já a liberdade de avisar que estou-me a marimbar para o “candidata-te”, “vai às Assembleias” e por aí adiante até porque me custa participar em Assembleias de Associados onde por norma se diz sim e no que diz respeito a Presidente o clube está muito bem entregue no que ao plano desportivo diz respeito. 
 
Tomei ontem conhecimento de que já está em marcha a renovação dos Lugares Anuais do Dragão. Desde que me fiz Sócio do Futebol Clube do Porto que sempre optei por ter um Lugar Anual e sempre tive a felicidade de o poder ir pagando e de ir mantendo as Quotas em dia. Salvo erro já ando nisto há mais de dez anos.
As Quotas foram aumentadas recentemente passando o valor de 25€ de três em três meses para 30€. O meu Lugar Anual também foi subindo de preço e agora já vai na módica quantia dos 100€. Temos portanto que para eu ser Associado do FC Porto tenho de pagar 220€ por ano. 
 
Agora há que dizer que ao longo desde tempo deixei de receber em casa a Revista Dragões, os bilhetes que me eram oferecidos pelo Clube para os últimos jogos da Liga Zon Sagres que se realizam no Dragão em que não intervenham os ditos “grandes” passaram de um a ter de pagar 5€ por cada um deles e não sei se tenho alguma regalia no que ao Dragão Caixa diz respeito (e já nem falo aqui das piscinas do FC Porto estejam estas onde estiverem).
Em resumo, hoje em dia o Associado do Futebol Clube do Porto que tenha as suas Quotas devidamente regularizadas tem somente a possibilidade de poder reservar um Lugar Anual no Estádio do Dragão por uma quantia que é sempre mais vantajosa do que comprar o bilhete jogo a jogo. 
 
Por sua vez o Associado dos Super Dragões (por exemplo), paga uma vez por ano 20€ e tem direito a bilhetes a um preço que vai desde os 5€ (maioria dos jogos) aos 15€ (jogos com os “grandes”), senta-se onde muito bem lhe apetecer na zona destinada à Claque, tem sempre Bilhetes para os Jogos Europeus do FC Porto sejam eles Finais ou não, tem transporte sempre que a equipa joga fora de portas e ainda recebe a revista oficial da Claque em sua casa.
Ou seja, um Sócio dos Super Dragões (que por acaso também frequenta o Dragão e apoia o Futebol Clube do Porto) tem mais regalias que o Associado do Futebol Clube do Portoe paga muito menos.
 
Agora tirem as vossas conclusões se bem que não me podem dizer que a condição de Associado do Clube Azul e Branco não tem vindo a cair drasticamente a pique nos últimos anos… E o Clube ainda se admira de que a venda dos Lugares Anuais diminua de ano para ano.

2 comentários:

Anónimo disse...

e so descobris-te essa diferença hoje?

Pedro Silva disse...

Não. Só que eu sou uma pessoa que tem de trabalhar e como tal só "hoje" é que pude passar este tema para o "papel".