sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Balanços e Balancés

Em Janeiro começa a época dos Saldos. A “instituição” mais falida de todas espera e desespera, para impingir algum dos 104 barretes com que iniciou a época. A triste verdade é que no popular desporto do pontapé-na-bola, os balanços fazem-se em Junho. Sabe-se então quem ganhou. Janeiro serve apenas para as Sociedades Desportivas enganarem os sócios, ajudados pelos pasquins que nas primeiras páginas “compram e vendem” jogadores todos os dias.
Lembram-se do que acontece também em Junho? É o mês onde o senhor Miguel Sousa Tavares, durante 20 vezes em 30 anos, veio dar a mão á palmatória. O homem que despeja asneiras na página 38 da BOLHA às 3.as feiras, nunca mais aprende. Também por isso é que ainda o deixam escrever. Este ano começou cedo com a pressão do costume. Pressão é como quem diz. Em boa verdade ninguém lhe liga a ponta de um chavelho. Aliás é uma das virtudes que reconheço ao nosso presidente. Deve pensar: “os cães ladram e a caravana passa”. Em 30 anos passou 59 vezes! 20 Campeonatos, 12 Taças Portugal, 20 Supertaças, 2 Taças dos Campeões, 2 Taças Uefa, 1 Supertaça Europeia e 2 Intercontinentais.

Dos Balanços verdadeiros, os das continhas, nem é bom falar. Se todos os “grandes” andam pelos Fundos, “o mais maior grande” tem os fundilhos todos rotos. O Passivo acumulado na gestão Vieira é maior do que o somado pelo nosso clube e os calimeros juntos. Vamos então aos balancés! Os pasquins, habituados há anos a enaltecer o clube da treta, este ano não sabem para que lado devem cair… e o que está a dar nas televisões é enaltecer o Zbórden, digno sucessor do clube da treta nas choraminguices televisivas.

Reparem neste ramalhete: DIA SEGUINTE, com o popular Gomes da selva, inculto bitaiteiro que não sabe nada da sua SAD e sabe tudo das outras; TRIO DE ATAQUE: GOBERN, que eu conhecia como crítico cinematográfico mas do seu clube nada percebe, nem sequer é sócio; PROLONGAMENTO: Um ilustre talhante de fígados com um discurso medonho, repetitivo, é impossível ouvi-lo mais do que um minuto sem mudar de canal; TEMPO EXTRA: o homem ousou dizer mal do Benfica e JJ aos Domingos, foi despachado em Grande Velocidade para as 3.as feiras às 23 horas; CONTRA GOLPE: um pesadelo com 7 ou 8 comentadores mal preparados; MAIS FUTEBOL: Apresentado pela Bolacha Maria que não faz farinha daquela cambada, é tudo contra o nosso Clube; ZONA MISTA, programa que já foi interessante, agora meteram lá o Manuel José, inimigo figadal do nosso presidente (“nunca serei treinador do FCP enquanto PC lá estiver”). Enquanto lá estiver e quando deixar de estar, digo eu. Seguem-se os 3 canais do clube da treta, BENFICATV (pura propaganda estilo A Voz do Dono); BOLATV (execrável); CMTV (um vómito com os 2 Octávios). Todos estes programas levam os 2 circos da Segunda Circular a andar no balancé, que é como quem diz, apoiam o que estiver melhor e “desfazem” o outro. A capa manhosa do Record no último dia do ano é prova disso.
Na RTP um programa que ainda se pode ver é o Play-Off onde o António Oliveira tem papel de relevo. Deixo para última apreciação o Porto Canal de quem muito se esperava e onde o nosso clube detém uma participação minoritária. Como é conhecido, o Futebol Clube do Porto tem opção de compra do canal até Junho deste ano. Vamos a ver que decisão tomará.

Outro efeito balancé é o dos Direitos Televisivos quer sejam explorados pelo próprio clube ou explorados por outra qualquer entidade. Basta analisar a BenficaTv. Foi tornada pública uma oferta de 121M€ da sociedade de Joaquim Oliveira por um contrato de 5 anos na concessão dos direitos televisivos dos jogos do Benfica em casa, para transmissão na SportTv.
Que faz Vieira? Recusa e adquire no mercado (aquilo que Joaquim Oliveira costumava fazer) jogos da Liga Inglesa, e coloca-os no seu próprio canal a um custo de 9,90 euros por mês. Resultados financeiros não são conhecidos mas não custa acreditar que a “habilidade” esteja a dar prejuízo. Se, por um lado, recebe parte da subscrição do canal, por outro, tem que adquirir os direitos de um pacote de jogos, pagar toda a logística de produção e transmissão dos mesmos, e provavelmente, se a época lhe correr mal, perder receitas associativas. Se os sócios pagam quotas para ver jogos ao vivo, para quê pagar na Tv e vice-versa? Além do mais, e ainda não vi isto referido em lado nenhum, a BenficaTV terá que ceder 3 jogos/ano em aberto aos canais privados, depois de a Liga ter sido incluída na lista de eventos de interesse público.

Até à próxima e um Bom Ano

1 comentário:

Paulo disse...

Melhor Programa de Futebol -Canal Q Sacanas sem Lei,com o Nuno Coelho,Pina e Pinhão.