segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Jaime Tavares Nasceu Há 100 Anos

Com a devida vénia ao Mística Azul e Branca e aos nossos leitores habituais interrompo hoje a crónica futeboleira semanal para desejar ao meu bom amigo Jaime Tavares sinceros parabéns pela passagem do seu centésimo aniversário.
Este amigo tinha então 95 anos quando um grupo de portistas comentadores do extinto blogue Futebolar, face à identidade de opiniões, resolveu juntar-se para o conhecer pessoalmente. O encontro ocorreu numa sexta-feira dia 15 de Outubro de 2010 num restaurante, mesmo por baixo da casa do filho, Fernando Tavares, grande portista, colaborador deste blogue.
Desde logo todos ficámos encantados com a jovialidade do nosso novo companheiro, a sua clareza de raciocínio, e o seu amor ao Futebol Clube do Porto. É um portista de bandeira na janela e faz versos admiráveis. Outro convívio se seguiu na casa do FCP de Espinho, bem perto da Joka Pet Store, uma loja do Jorge Tavares outro portista, neto do nosso anfitrião.
Em 1914 já jogávamos no Campo da Constituição. Imaginem quantos dos atletas que fizeram a história do nosso Futebol Clube do Porto o Jaime deve ter visto atuar! Valdemar Mota, Pinga, Siska, Acácio Mesquita foram fantásticos jogadores que poucos de nós conhecemos.
Passados 23 anos, em 28 de Maio de 1952, mudaríamos com armas e bagagens para o Estádio das Antas. Foi outro momento que o Jaime viveu, e do qual também me recordo perfeitamente. Eis alguns atletas do plantel dessa época.
Resta-me felicitar toda a família do Jaime Tavares pelo admirável homem que tem no seu seio e associar-me à homenagem deste dia convidando-os a saborear uma fatia de bolo regada com um Porto 100 anos e desejar que esta data se repita muitas vezes.
Não é possível falar do Futebol Clube do Porto sem invocar o nosso Presidente que lutou contra tudo e contra todos para fazer de um clube de província um clube reconhecido mundialmente. O Jaime é um bom exemplo do que é ser portista. A mim ainda me faltam 25 anos para o alcançar.
Informado pelo staff, da presença de Jaime Tavares no Estádio do Dragão, logo o senhor presidente fez questão de o receber, trocar com ele algumas palavras, e convidá-lo a assistir no seu camarote ao jogo com o Vitória de Setúbal. Foi por certo uma das melhores prendas de sempre ser cumprimentado pelo senhor Pinto da Costa no dia do seu centenário.
Até à próxima

5 comentários:

Fernando Tavares disse...

Amigo Lima
Quero agradecer como filho, as palavras carinhosa e o artigo que acaba de ser publicado.O meu Pai que como sabe utiliza o correio electrónico agradecer-lhe-à por esta via quando eu lhe der conhecimento do artigo.
Aceitem um grande abraço para si e toda a equipa do Mística Azul e Branca
Muito Obrigado
ftavares

José Correia disse...

100 anos de portismo. Fantástico!

Que belas estórias deve ter para contar.

Um abraço

Penta disse...

@ José Lima

esse "maravilhoso mundo da bluegosfera"® tem mesmo coisas fantásticas; esta é só uma delas.

sinceramente foi um dos melhores posts que li nos últimos tempos.

forte abr@ço
Miguel | Tomo II

JOSE LIMA disse...

Meu caros
Obrigado a todos em nome do meu amigo. Foram 24 horas de enlouquecer!
Abraço

Jorge disse...

mas que estupenda idade e que maravilhosa presença neste mundo portista! largos dias têm cem anos, realmente, e o Jaime é prova viva que o portismo, para além de alegrias, dá saúde e da boa!

muitos parabéns!
Jorge
Porta19