sexta-feira, 21 de novembro de 2014

O irritante Lopetegui (I)

Quem segue a minha escrita neste espaço já se apercebeu que não sou de criticar Treinadores. Não sou daquele tipo de adepto que mal um Treinador chega lhe faz logo marcação cerrada para o criticar e deitar abaixo ao primeiro erro. E muito menos sou daquele tipo de pessoa que faz do Treinador novo o Salvador da Pátria que tudo sabe. Estas infantilidades já não fazem parte do meu quotidiano futebolístico.
 
Contudo Julen Lopetegui tem feito de tudo para me irritar. Com o tempo aprendi a ter paciência com os Treinadores e a esperar pelos resultados para poder fazer uma avaliação séria, mas o Espanhol tem atitudes que dão cabo da paciência de um Santo. Uma delas está no seu discurso.
 
Quando Julen chegou ao Futebol Clube do Porto passou uma imagem de pessoa ponderada, educada que sabia medir as palavras. E na altura eu já tinha dito para mim próprio que queria ver como este se ia comportar quando a nossa nada parcial Imprensa começasse a fazer o seu habitual trabalho. Chegados a esta altura do Campeonato afirmo, sem surpresa alguma, que Lopetegui não faz a mínima ideia do que é treinar um Clube como o FC Porto. Um bom exemplo são os recortes que coloquei em baixo.
Lopetegui ainda não percebeu que no Dragão não se luta pelo Título de Campeão. No Universo Portista ou se é Campeão ou não. E quando não se é Campeão nacional é sinónimo de fracasso total! 
 
Na casa Azul e Branca, fortemente hostilizada pela Imprensa que tem umas palas vermelhas e verdes, a declaração que interessa ouvir sempre é a de que seremos Campeões. È isto que os Jogadores tem de sentir no balneário e é isto que o Treinador deve fazer crer a quem o entrevista. O cavalheirismo que fique guardado na gaveta da secretária do Basco!
 
E já que falamos em Cavalheirismo, este só vêm á tona quando menos interessa. Isto porque sempre que o FC Porto perde pontos a culpa nunca é do Mister Lopetegui nem dos seus Jogadores. É do árbitro e nada mais! E esta lógica aplica-se sempre tendo ou não razão de queixa. Nestas alturas Julen esquece-se do seu cavalheirismo… Lopetegui já está no comando da nau Portista há tempo suficiente para saber que em caso de dúvida prejudica-se sempre o Futebol Clube do Porto. Tal e assim, sempre foi assim e sempre será, pelo que há que acabar de vez com esta ladainha irritante dos árbitros e começar a colocar em campo um onze que de garantias de qualidade e de segurança de jogo.
 
Sobre este último ponto escreverei amanhã.

4 comentários:

pedro disse...

Ora bem,
se não é do cu é das calças, se não é das calças é do que for....

Isto de emprenhar pelos ouvidos do que o Record e a Bola e outras putas escrevem, é algo que me tem deixado boquiaberto por parte de muitos portistas.....

Acho que o que segue em baixo é elucidativo, e evenyualmente pode desmanchar alguma irritação do Pedro para com quem nos tenta levar à glória.


Alguém se enganou quando traduziu o texto da revista da Uefa.

Isto é o que está no Desporto.sapo:
“... que iremos lutar com todos, que seremos competitivos até ao final e que seremos campeões”, acrescentou.

Isto no maisfutebol:
"...que seremos competitivos até ao final e que seremos campeões."

Noutros locais está isto:
"ou seremos campeões ou lutaremos até ao fim." Esta última fez capa em 2 jornais desportivos hoje. Reparei porque li primeiro no maisfutebol e com um sentido completamente diferente. Uma coisa é dizer que vamos lutar até ao fim ou seremos campeões, outra é vamos lutar até ao fim e seremos campeões.

Portanto, O RECORD, esse "jornal" que sem duvida gosta do FCP, serviu para o Pedro se passar com o lopetegui....

tá certo....

Pedro Silva disse...

pedro o artigo opina sobre muito mais do que aquilo que está escrito nos recortes.

Sim é verdade que a Imprensa Desportiva Portuguesa gosta de colocar as coisas à sua maneira, mas não é menos verdade que Lopetegui se põe a jeito para isto. Sinal de que o Homem ainda não percebeu o que é ser Treinador do FC Porto.

E sim, foi por nos tentar levar à glória que este fim de semana vamos ficar a ver os outros a jogar na Taça de Portugal.

E não estou irritado com o Lopetegui. Simplesmente acho que este deve aprender de vez como deve comportar-se num Clube como o Futebol Clube do Porto, coisa que Julen parece teimosamente estar a ter muita dificuldade em assimilar...

pedro disse...

Pedro:

"E não estou irritado com o Lopetegui. Simplesmente acho que este deve aprender de vez como deve comportar-se num Clube como o Futebol Clube do Porto, coisa que Julen parece teimosamente estar a ter muita dificuldade em assimilar..."

Desculpe,

Isto é uma assunção que eu não percebo no que se pode basear para a fazer, sinceramente não consigo entender que um gajo como o lopetegui, que está na pedra, é um mouro de trabalho, que foi parte fundamental em nos trazer jogadores de nivel para RECONSTRUIRMOS uma ideia de equipa, que digam o que disserem nos qualificou na champios, e só não nos tem em primeiro lugar no campeonato devido ao andor que por ai anda, não entendo que o tome as ações que tem vindo a tomar porque é teimoso.... não o consigo visualizar, mas o problema será meu.....
Sim perdemos com o SCP num bamburio de sorte que tiveram contra nós, pois independentemente dos 5 ou 6 gajos novos que o lopetegui pos a jogar, o SCP não fez mais do que o fcp para ganhar..... e sem entrar em considerações de árbitros.....

MAs é de facto interessante como nós, num pais que nos odeia e persegue, somos capazes de nos revoltar e assobiar o nosso treinador, somos capazes de dizer que independentemente das arbitragens temos que ganhar sempre, somos capazes de exigir aos nossos o que não exigimos aos outros,o que não exigimos ao ambiente competitivo em que estamos inseridos, aos árbitros que arbitram os nossos jogos, mas não somos capazes de apoiar incondicionalmente a equipa mais jovem que temos nos últimos tempos e um clube que variadíssimas vezes nos provou que toma o caminho certo e que escolhe pessoas competentes para nos representar...
.
Quando se faz um artigo de opinião e se colocam recortes do record, para os sustentar (nem que seja numa infima parte do mesmo), estamos a tomar as dores dos outros, estamos a dar eco ao que essas putas escrevem, estamos a fazer o jogo que gostam que façamos....
O dragão não assobia arbitros, não pressiona arbitros, mas fa-lo aos nossos jogadores e ao nosso treinador.... Mais o dragão ouve uns fdp duns sportingusitas a insultarem o nosso presidente e o dragão não se manifesta, mas claro que todos os problemas que temos são do casmurro lopetegui....

Acho que estamos nitidamente a vacilar.....

Pedro Silva disse...

Pedro há muita coisa no seu último comentário com o qual estou inteiramente de acordo, pelo que não vou desenvolver muito o assunto. Contudo gostaria de deixar aqui algumas notas:

- A crítica torna-nos mais fortes. Saber "encaixar" o erro e a chamada de atenção é de uma importânica extrema. É isto que tento fazer e não perseguir o Espanhol e muito menos assobia-lo (isto dos assobios tira-me do sério);

- Penso que a opinião generalizada é a de que o Sporting CP eliminou o nosso FC Porto no Dragão porque Lopetegui foi teimoso e não retirou a devida lição do anterior confronto entre Leões e Dragões.