terça-feira, 27 de setembro de 2016

Hora de matar o “borrego”?


Após a entrada em falso do Futebol Clube do Porto na Fase de Grupos da UEFA Champions League, eis que é chegada a altura de corrigir o erro e voltar “a entrar nos eixos” no que a estas andanças europeias diz respeito.

Contudo para tal tarefa os Dragões terão de fazer aquilo que nunca fizeram na sua história: vencer em Inglaterra. Ou seja; o Futebol Clube do Porto terá a tarefa de derrotar o campeão inglês em Inglaterra. Será um feito inédito se Nuno Espírito Santo conseguir vencer o Leicester FC. Não é impossível - no futebol não existem impossíveis - mas é, sem sombra de qualquer dúvida, complicado. E de pouco interessa para o caso a fraca (ou mesmo inexistente) nomeada europeia do Leicester.

O Leicester é a típica equipa britânica do antigamente. Muito forte fisicamente, audaz no contra ataque e mortífera no que à velocidade de execução diz respeito. O jogo aéreo é o seu ponto mais forte (cuidado Casillas). Falta-lhe técnica e um estilo de jogo mais fluído.

O Leicester está longe – muito longe – de ser um dos “Tubarões” da europa, mas não vai ser nada fácil defrontar as “Raposas”. Especialmente se tivermos em linha de conta que os Dragões “amolecem” sempre um pouco quando são considerados favoritos. O facto de terem de defrontar uma equipa “certinha” que faz do físico e da velocidade a sua maior arma não abona muito a favor dos Azuis e Brancos.

Exige-se, então, um Futebol Clube do Porto “mandão” e concentrado na defesa. O meio campo dos Dragões deverá ser reforçado com a inclusão de Rúben Neves que irá auxiliar Óliver Torres no apoio aos dois avançados móveis que poderão muito bem ser André Silva e Adrian López. Contudo se NES apostar em Héctor Herrera neste jogo, bem pode dizer adeus aos três pontos pois os atletas do Leicester não irão perdoar as habituais “fífias” do mexicano.

É perfeitamente possível ao Futebol Clube do Porto fazer história na partida de hoje, mas para tal terá de “inventar” pouco, NES não ser o típico treinador português e, sobretudo, ser uma equipa concentrada em todos os seus sectores para que as “Raposas” não tenham o mínimo de espaço.

Lista de Convocados: Casillas, Boly, Marcano, Rúben Neves, Brahimi, Depoitre, André Silva, Adrian López, José Sá, Alex Telles, Herrera, Corona, Diogo Jota, André André, Layún, Danilo, Otávio, Felipe e Óliver. 

Onze Provável (4x4x2): Casillas, Miguel Layún, Felipe, Boly, Alex Telles, Danilo Pereira, André André, Óliver Torres, Ótavio, Adrian López e André Silva

Sem comentários: