domingo, 25 de setembro de 2016

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- Sem apelo nem agravo, o FC Porto bateu o Benfica, por 26-18, e está na frente do Andebol 1, com nove pontos, a par do Sporting. Foi um encontro totalmente dominado pelos Dragões, que nunca estiveram em desvantagem e que aproveitaram um arranque demolidor para depois gerir uma partida em que os lisboetas apenas se aproximaram no marcador em meados da primeira parte. Spelic - reforço que fez a sua melhor exibição ao serviço do clube - e Yoel Morales, com quatro golos, foram os mais certeiros, mas o destaque tem mesmo de ser coletivo: houve 11 marcadores entre os portistas.

- O FC Porto venceu o Avanca por 30-18 e aproveitou para se isolar na liderança do Andebol 1 à quarta jornada. O jogo foi resolvido numa segunda parte em que o FC Porto sofreu apenas quatro golos, depois de 30 minutos iniciais em que os anfitriões - treinados por Carlos Martingo, antigo jogador e treinador do FC Porto - proporcionaram uma excelente réplica.

- Hugo Laurentino foi o protagonista da vitória (36-28) sobre o Águas Santas, que permite ao FC Porto manter a liderança da primeira fase do Andebol 1, com 15 pontos, resultantes de cinco vitórias em cinco jogos. O guardião foi a figura não tanto pelas defesas importantes que efetuou e que já são habituais, mas mais pela combinação dessa função com a marcação de três golos, no arranque da segunda parte, o momento decisivo da partida. Só aí os portistas arrancaram para um triunfo claro, mas que foi o mais suado da temporada, frente a um rival que arriscou e causou muitas dificuldades no primeiro tempo.

Basquetebol

- O FC Porto bateu os espanhóis do Cáceres, por 92-74, em encontro da primeira mão da Taça Ibérica, que serviu também para apresentar a formação azul e branca aos sócios. Este será, aliás, o único encontro caseiro da pré-época, que tem como grande objetivo a preparação para a eliminatória de acesso à Liga dos Campeões de basquetebol, frente aos lituanos do Juventus Utena (jogos a 27 e 29 de setembro). O encontro foi controlado pelos campeões nacionais, que cavaram uma vantagem de 11 pontos (24-13) logo no final do primeiro período e chegaram a ter 21 de vantagem no segundo.Em termos de pontos, destaque para o facto de seis jogadores portistas terem ultrapassado a dezena, com Jeff Xavier e Sasa Borovnjak a chegar aos 18.

- O FC Porto venceu a Ovarense por 70-60 e apurou-se para a final da Azeméis Basketball Cup, na qual vai defrontar a Oliveirense, a equipa anfitriã que bateu o Sampaense no outro jogo deste torneio de pré-temporada.

- A equipa de basquetebol do FC Porto perdeu frente à Oliveirense, na final da Azeméis Basketball Cup por 77-66, num jogo que começou equilibrado e que a equipa anfitriã decidiu a seu favor no terceiro período.

- O FC Porto perdeu diante do Cáceres (86-76), no Pavilhão Multiusos de Cáceres, em Espanha, mas a derrota não impediu os campeões nacionais de erguer a Taça Ibéria, disputada a duas mãos. No primeiro encontro entre as duas equipas, que ao mesmo tempo serviu de apresentação aos sócios portistas, os azuis e brancos triunfaram por 92-74, no Dragão Caixa, “cavando” uma diferença que acabou por se revelar decisiva para o desfecho do duplo embate.

Hóquei em Patins

- O FC Porto Fidelidade apurou-se para a meia-final da Elite Cup, depois de ter derrotado a Juventude de Viana por uns esclarecedores 9-2. Um hat-trick de Rafa (na foto), um bis de Hélder Nunes e outro de Telmo Pinto e ainda golos de Reinaldo Garcia e Vítor Hugo resolveram um jogo em que os Dragões foram claramente superiores aos minhotos. Na meia-final, este sábado (19h00, com transmissão na TVI 24), os portistas defrontam a Oliveirense.

- O FC Porto Fidelidade garantiu o apuramento para a final da Elite Cup, torneio de pré-época de hóquei em patins que reúne em Coimbra as oito equipas melhor classificadas da edição 2015/16 do campeonato nacional. Frente à Oliveirense, Hélder Nunes Ton Baliu e Vítor Hugo bisaram, com os restantes golos azuis e brancos a serem da autoria de Rafa, Reinaldo Garcia e Gonçalo Alves.

- O FC Porto perdeu frente ao Sporting, por 3-1, na final da Elite Cup, uma prova que reuniu os oito primeiros classificados do último Campeonato Nacional, em Coimbra. O jogo foi muito equilibrado e acabou por ser decisivo o facto de os lisboetas terem marcado primeiro, já na segunda parte. Não foi conseguido o objetivo de vencer o torneio, mas ter-se-á cumprido o principal desígnio do treinador Guillem Cabestany: "jogar bem" e preparar a disputa da Supertaça, frente ao Benfica, este sábado, às 20h30, no Pavilhão Municipal da Mealhada. - O FC Porto Fidelidade venceu o Benfica (13-7), no Pavilhão Municipal da Mealhada, conquistando assim a 20.ª Supertaça de hóquei em patins da sua história, competição na qual é, de muito longe, o clube mais titulado em Portugal. Num jogo cheio de história e de golos, os Dragões mostraram ser mais fortes e ergueram justamente o troféu.

Sem comentários: