quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Pensamento da Semana: Os Bloggers, as arbitragens e o ADN

No jogo do Estoril tivemos o grande, o enorme, o fantástico Bruno Paixão a apitar. Ora Bruno Paixão, que é homem que nunca devia ter sido árbitro, mas que tendo assim alguém lhe devia ter tirado há muito a licença, continua a esforçar-se afanosamente em provar que não foi mesmo talhado para a função, fazendo lembrar aquela cantora de ópera que não acertava uma nota, era pateada, mas havia um tipo que insistia em pedir bis, na esperança de que repetindo muitas vezes a Traviata algum dia haveria de a cantar bem. Assim estamos com Paixão. O homem apita, apita, e apita, e parece-se sempre mais com um comboio que com um árbitro, porque é raro o jogo em que não erra à fartazana e com grande largueza de espírito.

Desta vez resolve marcar um penálti (a favor do Benfica, claro) numa jogada em que tem vários jogadores entre si e o local onde ocorreu o lance (a fazer lembrar o saudoso Lucílio Baptista, que numa final da Taça da Liga assinalou um penálti contra o Sporting, estando a 50 metros do lance, “por intuição”) e que, por mais repetições que a televisão passe, não há nenhuma que mostre o jogador do Estoril a jogar a bola deliberadamente com a mão ou sequer a tocar-lhe. Mas Bruno viu, Bruno apitou, Bruno marcou penálti e o Jiménez lá colocou a bola no fundo das redes e deu mais uma vitória tremidinha e sem brilho, mas com muito colinho.

E assim de colinho em colinho (e é bom lembrar que no jogo do FC Porto contra o Marítimo há um penálti escandaloso sobre o Maxi que o árbitro Bruno Esteves, também com excelente visão, não marca. Mas é jovem, precisa de aprender com os erros e há que insistir com ele para apitar jogos dos grandes. Contra o Benfica é que ninguém vê penáltis. Qual será o problema ocular que afeta os árbitros nos jogos do clube da Luz? Deve ser o vermelho…

E pronto, de colinho em colinho, de árbitro em árbitro, de Jorge de Sousa a Bruno Paixão, lá vai o SLB fazendo o seu caminho periclitante, enquanto os lesionados não recuperam. Nessa altura, já não será tão necessário o colinho. Grande futebol português que tais títulos tece!


Excertos do artigo de opinião De penálti em penálti, lá vão eles ao colinho da autoria de Nicolau Santos.

Mas para Pinto da Costa o inimigo público é o Blogger afecto ao Futebol Clube do Porto e para Iker Casillas o Futebol Clube do Porto só tem razão de queixa das arbitragens em dois jogos (para além de achar que o Dragão não tem o ADN do SLB campeão).
Algumas notas para se evitar o aparecimento da dita "conversa da treta" na caixa de comentários:

- Este artigo foi escrito no passado Domingo (18/12/2016), mas o seu conteúdo permanece actual apesar de todos termos visto o que queriam fazer - e não conseguiram - no Dragão no jogo com o GD Chaves;

- O "recado" que envio a Iker Casillas em nada tem a ver com o seu recente desempenho desportivo. Desempenho este que nos últimos tempos (tirando um ou outro lance) tem sido excelente;

- Não mudo uma vírgula que seja sobre o meu "recado" dirigido ao Presidente do Futebol Clube do Porto. Pinto da Costa falou ontem (Segunda, 19/12/2016) sobre a pouca vergonha made in Vasco Santos, mas tal é - ainda - manifestamente pouco. Muito pouco Sr. Presidente.

4 comentários:

Pedro M. disse...

Caro Pedro Silva,

Quantos jogadores do plantel do FC Porto foram já campeões cá?
Pronto agora que contou um, o Varela, volte a ponderar a afirmação do Casillas.
Não há pachorra...

Pedro Silva disse...

Casillas disse que o FC Porto só tem razões de queixa das arbitragens em dois jogos. E afirmou que o FC Porto não tem o ADN do Benfica campeão.

Agora pergunto: o que raio tem o Varela e companhia a ver com isto?

Ou melhor, pela sua evidente falta de pachorra deduz-se que o FC Porto só tem mesmo razão de queixa das arbitragens em dois jogos.

E ainda estou para saber o que é isto do “ADN do Benfica campeão”…

Será o atirar a bola aos postes todos da baliza e esta depois entrar?

Será o ter o penalti da praxis semana sim, semana não?

Será o jogador adversário oferecer o golo ao Benfica semana sim, semana não?

Será o árbitro fazer o impossível para prejudicar o FC Porto nos seus jogos?

É que se for isto então este ADN está mesmo em falta no actual FC Porto.

Pedro M. disse...

Desafiando a minha pachorra, quanto ao ADN é lógico que se não há jogadores campeões num plantel, não existe esse ADN.
O Casillas referia-se a esses dois jogos, em que fomos superiores e prejudicados. Tal não se reflecte nos outros jogos em que fomos prejudicados, mas a jogar nada!
Em vez de atacarem o homem, bem podiam perguntar à SAD como um activo desta qualidade é tão mal aproveitado!
Haja pachorra e Boas Festas!

Pedro Silva disse...

Eu entendo onde quer chegar. Mas há que colocar as cartas todas em cima da mesa e Iker, não obstante o seu CV e estatuto, não está nunca isento de criticas. Especialmente quando diz coisas que depois tem de ser habilidosamente contornadas por Nuno Espírito Santo nas Conferências de Imprensa.

É verdade que em muitos jogos da actual temporada o FC Porto jogou pouco. Mas é também verdade que mesmo tendo jogado pouco este teve muitas razões de queixa das arbitragens. E acrescente-se que em muitos destes jogo o factor sorte não marcou presença. Já Benfica e Sporting tiveram jogos onde não jogaram nada e venceram por obra e graça de uma "força divina" qualquer.

Se a única critica à SAD do FC Porto fosse somente um suposto desaproveitamento de Iker Casillas eu estaria bem descansado... Infelizmente não é este o caso.

Boas Festas!