domingo, 18 de junho de 2017

O Cantinho das Modalidades

  • Andebol
- O dinamarquês Lars Walther é o novo treinador de andebol do FC Porto. O escandinavo, de 51 anos, vai pela primeira vez assumir o comando técnico de uma equipa portuguesa, depois de ter passado duas temporadas ao serviço de clubes nacionais (Sporting em 1987/88 e Marítimo em 1995/96) enquanto jogador.

O antigo lateral-direito chega ao Dragão Caixa depois de em 2001 ter iniciado a carreira de treinador nos dinamarqueses do Virum e no seu percurso já passou pelos campeonatos alemão, esloveno, italiano, polaco, romeno e suíço. O treinador soma três títulos de campeão nacional (Wisla Plock-2011, na Polónia, Baia Mare-2015, na Roménia e Kadetten-2016, na Suíça) e duas taças (Baia Mare-2015 e Kadetten-2016). Em 2011, no ano em que levou ao título o Wisla Plock (clube em que jogam agora Gilberto Duarte e Tiago Rocha) foi considerado o melhor treinador na Polónia.
  • Basquetebol
- O FC Porto e o extremo José Silva não chegaram a acordo para a continuidade do jogador no Dragão Caixa, tendo o internacional português recusado uma proposta de contrato válida para as próximas três épocas desportivas.

A José Silva, que chegou do Vitória de Guimarães no verão de 2015 para se sagrar campeão nacional em 2016, o FC Porto agradece o empenho revelado nas duas épocas em que representou o clube, desejando-lhe as maiores felicidades para o próximo projeto desportivo.
  • Hóquei em Patins
- A equipa B de hóquei em patins do FC Porto sagrou-se campeã da terceira divisão nacional. A confirmação do título da formação orientada por João Lapo chegou após o triunfo sobre a Académica de Coimbra (5-0), no Dragão Caixa, quando ainda falta disputar uma das seis jornadas da fase de apuramento do campeão em que, além dos azuis e brancos e estudantes, participam Sporting B e Alcobacense.

- O FC Porto Fidelidade conquistou o 22.º título de campeão nacional de hóquei em patins. Na derradeira jornada do campeonato, os Dragões ultrapassaram o Benfica na classificação após ambas as formações terem partido com 65 pontos para os jogos de todas as decisões. Com desvantagem no confronto direto (primeiro critério de desempate), os azuis e brancos eram obrigados a fazer melhor do que os encarnados no pavilhão do Sporting e conseguiram-no: na 26.ª jornada venceram o Riba D´Ave por 11-4 e beneficiaram do empate no dérbi lisboeta (5-5).
  • Bilhar
- O FC Porto é o novo campeão europeu de bilhar às três tabelas. Depois de 10 medalhas (quatro de prata e seis de bronze), os Dragões tornaram-se na primeira formação portuguesa a conquistar o mais importante troféu de clubes do continente europeu, a Taça da Europa de Clubes. Na final, numa reedição do jogo decisivo de 2016, os Dragões “roubaram” o troféu que estava na posse dos turcos do Gaziantepspor.

- Ainda a saborear a primeira vitória na Taça da Europa de Clubes, o FC Porto entrou a ganhar na final six do Campeonato Nacional por equipas, ao receber e bater a Académica de Leça, por 4-0, na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão.

- A equipa de bilhar às três tabelas do FC Porto colocou um ponto final na longa série de 41 vitórias consecutivas obtidas no Campeonato Nacional, ao empatar (2-2) com o Leça no jogo da segunda jornada final six, disputado na Academia do Dragão. A sul, no outro jogo grande da ronda, o Sporting foi derrotado pelo Benfica, agora primeiro classificado, com seis pontos, mais um do que os azuis e brancos.

- Depois do empate caseiro frente ao Leça FC (2-2), o FC Porto regressou aos triunfos na final six do Campeonato Nacional por equipas, ao vencer em casa do Ginásio do Sul (4-0), em partida referente à quarta jornada. Os azuis e brancos seguem na segunda posição, com oito pontos, menos um do que o Benfica.
  • Ciclismo
- O ciclista João Rodrigues foi o melhor entre os corredores da W52-FC Porto-Mestre da Cor na primeira etapa do Grande Prémio Abimota. O portista concluiu a tirada de 147 quilómetros, que ligou as localidades de Proença-a-Nova a Belmonte, na quinta posição, com o tempo de 3h36m31s, gastando mais 1m17s do que o vencedor da etapa. O mais rápido do dia foi o espanhol Vicente de Mateus (Louletano-Hospital de Loulé) que, depois de descolar do pelotão nos derradeiros 10 quilómetros, deixou a concorrência mais próxima a 1m14s.

- O ciclista espanhol Ángel Sánchez, da W52-FC Porto-Mestre da Cor, venceu a segunda etapa da 38.ª edição do Grande Prémio Abimota, cujos 144,5 quilómetros de extensão ligaram as localidades de Penamacor e Sabugal. Numa tirada que teve como maior dificuldade uma contagem de montanha de terceira categoria (Sortelha), mas que foi marcada por muitos altos e baixos, Sánchez demorou 3h56m10s a cruzar a meta, tendo terminado com uma média de 40,1 quilómetros por hora.

- Depois de um quinto e de um quarto lugar, João Rodrigues concluiu a terceira etapa da edição de 2017 do Grande Prémio Abimota na terceira posição, reforçando o estatuto de melhor corredor da W52-FC Porto-Mestre da Cor na corrida. Nesta tirada, com uma extensão de 171,2 quilómetros, entre Almeida e Manteigas, o corredor portista foi apenas superado por César Fonte (LA Alumínios-Metalusa BlackJack) e pelo camisola amarela Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé), primeiro e segundo, respeivamente. O grupo da frente, de sete ciclistas, terminou a prova em 4h13m54, a uma média de 40,4 quilómetros por hora.
  • Desporto Adaptado
- Formada por António Macedo, Mário Ribeiro e Pedro Cardoso, a equipa de Ténis de Mesa Adaptado do FC Porto sagrou-se tricampeã nacional. Em Viseu decorreu, simultaneamente, a Fase Final do Campeonato Nacional de Equipas e o Campeonato de Portugal de Ténis de Mesa Adaptado, em que o portista Pedro Cardoso venceu pela segunda vez de forma consecutiva.

Também no Campeonato de Portugal (competição organizada pela ANDDI - Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual), o par constituído por António Macedo e Pedro Cardoso subiu ao primeiro lugar do pódio, enquanto na classe para atletas com Síndrome de Dowm, Fábio Ramalho alcançou a terceira posição.

- Os portistas Pedro Cardoso e Fábio Ramalho foram escolhidos para representar a seleção portuguesa de ténis de mesa de desporto adaptado que vai participar em dois torneios distintos, a realizar no próximo mês de outubro.

O selecionador nacional Nuno Machado “recrutou” Pedro Cardoso para jogar o 10.º Campeonato do Mundo INAS, que decorrerá entre os dias 21 e 28 de outubro em Hradec Kralov, na República Checa, enquanto Fábio Ramalho está entre os eleitos para disputar a primeira edição do Campeonato da Europa/Open Internacional de Ténis de Mesa ITTADS (que se insere no Internacional Down Syndrome Championship), que se realiza entre 11 e 16 de outubro, em Vila Nova de Gaia.
  • Natação
- A equipa do FC Porto venceu a primeira edição do Troféu de Natação Master, que se disputou no passado fim de semana, no Complexo de Piscinas de Campanhã. Na competição, foram estabelecidos quatro novos recordes nacionais, dois dos quais por nadadores portistas: Sérgio Silva, do escalão A (25-29 anos), nos 50 metros bruços (30,16), e Carlos Santos, também do escalão A (25-29 anos), nos 50 metros mariposa (25,35).

Sem comentários: