quinta-feira, 16 de novembro de 2017

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- A equipa de andebol venceu o Arsenal Devesa, por 35-19, em jogo em atraso da oitava jornada do principal escalão português. Amplamente favoritos para a recepção aos bracarenses, os comandados de Lars Walther não vacilaram e continuam assim a recuperação na tabela classificativa

- O Marítimo é o adversário do FC Porto nos 16 avos de final da Taça de Portugal, ditou o sorteio realizado na sede da Federação Portuguesa de Andebol, em Lisboa.

O encontro entre o FC Porto e os insulares está agendado para dia 16 de dezembro, em horário a definir, no Pavilhão do Marítimo, na Madeira. Dragões e madeirenses também se defrontaram na Taça de Portugal 2016/17, mas nos quartos-de-final. A vitória sorriu ao FC Porto, por 32-24.

- A equipa de andebol venceu a formação do Avanca, por 29-19, conseguindo assim o sétimo triunfo consecutivo na principal divisão do andebol português.

- O FC Porto subiu provisoriamente ao terceiro lugar do Andebol 1, em igualdade com o Benfica (segundo, com 28 pontos), após ter vencido, por 32-29, no pavilhão do Belenenses, em encontro antecipado da 11.ª jornada. Trata-se da décima vitória consecutiva dos azuis e brancos (oitava no Andebol 1) que este sábado (18h30) têm um difícil desafio caseiro frente aos alemães do Füchse Berlim, a contar para a primeira mão da terceira eliminatória da Taça EHF.

Basquetebol

- ​​O FC Porto venceu o Mornar Bar (68-55), no Dragão Caixa, na quarta jornada do grupo C da Taça da Europa da FIBA, somando assim o segundo triunfo consecutivo na prova e relançando-se na luta pela passagem à fase seguinte.

- A equipa de basquetebol do FC Porto perdeu frente à formação do CAB Madeira, por 90-83. O desaire na Madeira, o quarto na Liga Portuguesa, surge após cinco triunfos consecutivos entre a principal competição nacional e a Taça da Europa da FIBA.

- A derrota caseira (86-90) frente ao Kataja, em jogo do grupo C da quinta jornada da Taça da Europa da FIBA, coloca os Dragões numa posição delicada para avançar para a próxima fase da prova, visto que já não dependem apenas de si para conseguir um dos dois primeiros lugares. A única hipótese é agora que o Mornar Bar (segundo classificado do grupo, com oito pontos) perca no terreno do Kataja (já qualificado, com nove) e que o FC Porto triunfe na Áustria, frente ao Kapfenberg Bulls. Aí valeria a vantagem direta dos azuis e brancos frente ao Mornar.

Hóquei em Patins

- O FC Porto Fidelidade continua invicto em 2017/18: a quinta vitória na temporada, a terceira no Campeonato Nacional, foi conquistada no Pavilhão Gimnodesportivo de Turquel (4-0). Gonçalo Alves assinou um “hat-trick” e Reinaldo Garcia marcou o outro golo dos campeões nacionais, que passam a somar nove pontos, menos três do que o grupo dos primeiros da classificação, mas também com menos um jogo disputado - a receção à Juventude de Viana foi adiada para 21 de novembro (20h30, Porto Canal).

Bilhar

- A equipa de bilhar às três tabelas do FC Porto venceu o Dragon Force, por 4-0, na quarta jornada do Torneio de Abertura (zona Norte, série um).

- A equipa de bilhar de carambola do FC Porto venceu em Coimbra, o Norton de Matos por 4-0, em jogo da quinta jornada do Torneio de Abertura (zona Norte, série 1). Com este resultado, os azuis e brancos garantem o primeiro lugar da classificação, somando por vitórias todos os jogos realizados na competição e são secundados pelo Dragon Force, que só perdeu os dois jogos disputados contra o FC Porto.

Ciclismo

- Rui Vinhas vai continuar a vestir de azul e branco em 2018. O vencedor da Volta a Portugal de 2016, de 30 anos, que recebeu no mesmo ano o Dragão de Ouro de Atleta do Ano, sente o reconhecimento dos adeptos e aponta os principais objetivos da W52-FC Porto-Mestre da Cor na próxima época: a manutenção dos títulos individuais e coletivos na Volta e a obtenção do maior número possível de vitórias nas outras provas.

- Depois de Raúl Alarcón, Gustavo Veloso e Rui Vinhas, a versão de 2018 da W52-FC Porto-Mestre da Cor continua a ganhar forma, desta vez com uma tripla renovação, que garante a permanência na equipa de Samuel Caldeira, Ricardo Mestre e do jovem João Rodrigues para o ano desportivo de 2018.

- César Fonte e José Fernandes são reforços da W52-FC Porto-Mestre da Cor para a próxima temporada. Os dois ciclistas juntam-se a Raúl Alarcón, Rui Vinhas, Gustavo Veloso, Samuel Caldeira, Ricardo Mestre e João Rodrigues, que recentemente renovaram contrato com a equipa vencedora das duas últimas edições da Volta de Portugal.

Desporto Adaptado
 
- A equipa de goalball estreou-se em competições oficiais, defrontando o Câstelo da Maia na primeira jornada do Campeonato Nacional da modalidade, que decorreu no Pavilhão da Ajuda. O jogo foi muito disputado e o adversário acabou por sair vitorioso, por 10-5, apesar da boa resposta dos Dragões, num encontro que não deixou de ser simbólico pelo resultado negativo.

Sem comentários: